Foto: Charles Taborda
Atleta revelada na Asena garantiu o ouro em três distâncias no k1: 200m, 500m 1.000m
A atleta Luana Taborda, 15 anos, revelada pela Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena), conquistou três medalhas na Copa do Brasil de Canoagem, realizada no último final de semana, em Curitiba, capital do Paraná.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Ela ficou com a primeira colocação na embarcação individual (k1) nas distâncias de 200m, 500m e 1.000m. Com o resultado, Luana lidera o ranking nacional na categoria cadete (até 15 anos).
Em nível internacional, Luana também já conseguiu medalhas de prata e bronze no Campeonato Sul-Americano, disputado no ano passado em Lagoa Santa (MG).
Em parceria entre Asena e o Clube de Regatas Curitiba (CRC), Luana está morando na capital paranaense, acompanhada pelo pai Charles Taborda, e compete representando a instituição do Paraná.
A mudança para Curitiba se deu para que a canoísta possa treinar com outros competidores de ponta e esteja mais próxima para participar de campeonatos importantes no país.
Superação
Segundo Givago Ribeiro, um dos primeiros professores de Luana na Asena, atual vereador em Santa Maria (PSDB), a atleta passou por um drama familiar há poucos dias.
Sua mãe, a irmã mais velha e um irmão mais novo, que permaneceram em Santa Maria, abandonaram a casa onde moram, na Rua Canário, no Bairro Itararé, tão logo começaram as chuvas, por ser uma área de risco. A residência fica perto de onde houve o deslizamento, no dia 1º de maio.
Para piorar ainda mais a situação, na última quinta-feira, um incêndio, supostamente criminoso, queimou a casa da família Taborda. Mesmo assim, Luana se superou e conseguiu medalhas na Copa do Brasil.
Leia mais: